A antiga cidade romana de Tongobriga, em Freixo, Marco de Canaveses, recebe, neste domingo, o VIII Mercado Romano, sob o tema "O Panteão dos Deuses".
Corpo do artigo
A comunidade local apresenta os seus trabalhos de recriação do quotidiano romano, das interações dos mortais com os deuses do Panteão, treinos e lutas como animação principal do Mercado.
Os visitantes podem ainda usufruir de muita animação musical, mostra de ofícios ao vivo, jogos de tabuleiro e oficinas específicas para crianças e jovens. No fórum há, ainda, o mercado com artesãos das diversas áreas, oriundos de toda a região norte do país. Nos espaços da restauração há uma diversidade de "comes e bebes", representativos do que de melhor há na região.
"Pretende-se proporcionar a todos os visitantes uma viagem no tempo, onde haverá a possibilidade de desfrutar do espaço arqueológico situado na aldeia do Freixo, com uma área 50 hectares, classificado como monumento nacional desde 1986. Durante o evento podem ser visitadas, gratuitamente, as ruínas e o museu da Estação Arqueológica do Freixo, que recebem anualmente milhares de pessoas", explica fonte da organização.
A estrutura castrejo-romana criada em Tongobriga, possivelmente pelo imperador Augusto, amadureceu política, administrativa e economicamente, resultando daí a instalação de uma cidade. A escavação permite dizer que no final do séc. I, início do séc. II, Tongobriga surge como "civitas", com preponderância sobre a região envolvente.
Realizado desde 2011, o Mercado Romano tem entrada gratuita e está aberto entre as 18 e as 23 horas.