Miranda do Douro está a associar figuras públicas, como Cristiano Ronaldo e Messi, à promoção do Festival de Sabores Mirandeses e, nas imagens difundidas na Internet, há humor em língua mirandesa.
Corpo do artigo
"Com uma mensagem simples, associada a pessoas ou filmes famosos, pretende-se chegar ao nosso público-alvo, desde os mais jovens aos mais idosos. Ao mesmo tempo, pretende-se promover o conceito de visitar Miranda do Douro, numa forma inovadora de promover o nosso certame através de situações que ficam na memória das pessoas", disse à Lusa o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.
"A ideia assenta na publicação de cartazes de filmes, cenas do quotidiano, de personalidades famosas e associadas a factos da história de Portugal ou da Bíblia, que facilmente são reconhecíveis e identificáveis pelo público, recriando essas situações com 'falas' em mirandês", acrescentou.
Além de Cristiano Ronaldo ou Messi são "chamadas" à campanha figuras públicas como Michelle e Barack Obama, Isabel II de Inglaterra, Marilyn Monroe, Al Capone, Fidel Castro, ou o capitão Kirk da saga Star Trek. Legendas atribuem-lhes com expressões humorísticas em mirandês, associadas à campanha "Todo mundo a Miranda".
As imagens ou cenas de filmes, fotografias de famosos (políticos ou atores) e banda desenhada estão publicadas no Facebook do município de Miranda do Douro, onde as visualizações são já as centenas por cada cena publicada à qual é associada uma mensagem por parte da comunidade das redes socais.
No fundo, são mensagens muito breves (nunca mais de uma frase), já que os promotores estão convencidos de que "ninguém tem paciência para grandes arrazoados", acrescentou ou autarca.
Segundo Artur Nunes, tudo isto tem o objetivo de promover o desejo de visitar Miranda do Douro e o Festival de Sabores, através de uma fórmula que tem dado resultados nos últimos dois anos e que foi considerada "inovadora".
"Temos a informação de que há muitas pessoas a colecionar as imagens que são 'postadas' nas redes sociais e ao mesmo tempo são replicadas milhares de vezes", acrescenta.
A campanha promocional serve para promover a Feira dos Sabores Mirandeses e o turismo da quinhentista cidade, que dá destaque os produtos provenientes das raças autóctones do concelho e à peculiar cultura e língua mirandesa.
"Está também presente o desejo de 'fazer diferente' no sentido de despertar a curiosidade das pessoas e, diríamos mesmo, imbuir as mensagens de alguma "provocação", frisou.
Até ao dia 19 de fevereiro, data de início do certame, serão publicadas duas novas imagens por dia.