O primeiro-ministro vai estar na terça-feira, a partir das 11 horas, em Beja, onde acompanhado do Ministro da Agricultura e da Ministra do Ambiente e Energia, vai inaugurar a 40ª Ovibeja.
Corpo do artigo
Esta será a primeira presença de Luís Montenegro num certame público do “mundo rural”, desde que tomou posse no dia de 2 de abril como primeiro-ministro, seis dias depois do Presidente da República ter afirmado que o Chefe do Governo tem “comportamentos rurais”.
Luís Montenegro será acompanhado de José Manuel Fernandes e Maria da Graça Carvalho, e vai inaugurar a Grande Feira do Sul no Auditório da ACOS-Agricultores do Sul, entidade organizadora do certame, seguindo-se uma visita à feira que vai durar até ao próximo domingo, dia 5 de maio.
Recorde-se que Montenegro fez a sua primeira visita à Ovibeja a 22 de abril de 2022, na altura como candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), tendo afirmado aos jornalistas que esperava "regressar à Grande Feira do Sul, nos próximos anos, como líder do PSD”. Dois anos depois, Montenegro volta à Ovibeja, mas como primeiro-ministro.
A Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar vai marcar também amanhã presença na feira e, segundo a ACOS, “vem com o propósito de tomar o pulso ao estado da agricultura na região do Alentejo”.
A edição comemorativa dos 40 anos da Ovibeja pretende ser memorável, tendo a organização admitido mais expositores do que em edições anteriores, mais iniciativas recreativas e culturais, com particular ênfase para o concerto dos UB40, na próxima sexta-feira. É aguardada a presença de largos milhares de visitantes.