<p>A Câmara da Covilhã vai homenagear a dedicação da freguesia de Peraboa ao fabrico de lacticínios, com a criação de um museu do queijo naquela aldeia, anunciou a autarquia.</p>
Corpo do artigo
A fábrica dos Queijos Braz é a maior produtora da freguesia, conhecida além fronteiras pelas diferentes qualidades de queijo, em especial pelo raro queijo kosher, destinado à comunidade judaica.
"Muitas pessoas vivem das criações de caprinos e bovinos, trabalham para a fábrica e meia-dúzia dessas explorações também fabricam o seu queijo", destacou à Agência Lusa José Costa, presidente da junta de freguesia. O Museu do Queijo da Beira Interior é um projecto da Junta de Freguesia de Peraboa, da Câmara da Covilhã e da Universidade da Beira Interior.
O espaço vai nascer da remodelação de três casas localizadas na zona central da aldeia, que se encontravam em ruínas e que foram adquiridas pela autarquia.
Ali vai existir um circuito temático dedicado ao queijo, desde a confecção até à degustação. "Haverá salas para explicar o processo, desde a ordenha da ovelha, passando pela fermentação e produção", explicou José Costa.