O navio-escola Sagres chegou a Viana do Castelo, na sexta-feira, ao cair do dia, para ser estrela das comemorações do Dia da Marinha, recebido por algumas centenas de pessoas que esperavam nas margens. É a segunda vez que a embarcação atraca naquela cidade. A primeira foi em 2008.
Corpo do artigo
O Sagres vai ficar atracado e aberto a visitas na margem do rio Lima, junto à Praça da Liberdade, de 14 a 18 de maio, onde a Marinha criou um cais para o efeito.
A caminho de Viana, o navio-escola, "embaixador" de Portugal, que já deu três voltas ao mundo e visitou 60 países, fez uma espécie de viagem ao futuro das eólicas no mar, com uma visita a três torres flutuantes instaladas há cinco anos no mar, a cerca de 20 quilómetros ao largo de Viana, para produzir energia.
O WindFloat Atlantic é pioneiro: foi ligado à rede no final de 2019 e já fornece a rede elétrica nacional, estando ainda na fase pré-comercial. No próximo dia 13, a empresa Ocean Wings celebrará os primeiro cinco anos de operação, a bordo da Sagres, com os parceiros envolvidos no projeto até agora.
O entusiasmo em volta da chegada do NRP Sagres a Viana do Castelo fez-se sentir desde a primeira hora. Ainda a embarcação vinha a caminho e já nas margens se ia apinhando gente para a receber, escoltada por meios da autoridade marítima e embarcações de pesca locais.
entre 90 militares e 37 cadetes, e ainda representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da empresa Ocean Wings, bem como alguns jornalistas.
A embarcação vai abrir visitas gratuitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos períodos entre as 10 e 12 horas, as 14 e 18 horas, e as 20 e 22 horas. O Dia da Marinha terá o seu ponto alto no dia 17 de maio com as comemorações oficiais, mas já a partir de dia 15 o público poderá, além de visitar o Sagres, participar em batismos de mergulho e de mar, e assistir a demonstrações de meios e de atividades da Marinha portuguesa.