A cidade e a região da Guarda assistem, esta segunda-feira, à queda de neve, mas não há registo de problemas rodoviários, uma vez que os flocos "não pegam" nas estradas, disse fonte da proteção civil.
Corpo do artigo
Na cidade da Guarda, onde os termómetros marcam dois graus de temperatura máxima, a neve começou a cair por volta das 9.30 horas.
"São aguaceiros de neve e não pega" no solo, disse à Lusa Eduardo Matas, comandante do serviço municipal de proteção civil da Guarda.
Apesar de a neve ainda não ter pegado nas estradas, pelas 10.40 horas, após uma queda mais intensa, os flocos já "pintavam" de branco os telhados e as árvores.
Eduardo Matas adiantou que a proteção civil está apta a enfrentar qualquer situação anormal que ocorra nesta época do ano, em plena primavera, quando é invulgar nevar na região.
"Temos o dispositivo montado, temos um limpa-neves e sal. Se for necessário atuar, os nossos meios estão prontos a intervir, mas estou convencido que não pega" nas estradas, disse o responsável.
A neve também cai na zona de Foios, próximo da fronteira com Espanha, no concelho do Sabugal.
"Está a cair [neve] com bastante intensidade. Os telhados já estão branquinhos", contou o presidente da junta de freguesia, José Manuel Campos, que considera a situação "bastante invulgar".
O autarca, de 65 anos, apenas recorda, "quando era estudante", de ter visto um nevão nesta época: "Foi no mês de abril e ficámos bloqueados dois ou três dias".
Na Serra da Estrela também está a nevar, mas, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, "não pega" nas estradas e não há registo de qualquer problema.