Depois do recorde do ano passado com mais de 190 mil pessoas nas ruas de Gondomar, a Noite Branca regressa no dia 6 de setembro com mais palcos e com música cantada em português. Plutónio, Bárbara Bandeira e Carolina Deslandes são os cabeças de cartaz da celebração, que marca o arranque oficial das festas do concelho.
Corpo do artigo
O Município de Gondomar é o promotor do evento que ambiciona ser "um momento de celebração comunitária, diversidade cultural e animação urbana". Em 2024, a Noite Branca envolveu 115 coletividades (o número de entidades participantes aumentou 10%) e alcançou um número recorde de visitantes: 190 mil, mais 10 mil do que no ano anterior. A edição de 2025 voltará a contar com o "envolvimento ativo de centenas de associações locais, que dinamizam espaços de venda, promoção cultural e animação, valorizando o comércio local e o tecido associativo de Gondomar", como explica o comunicado daquela autarquia.
Oito palcos
A Câmara garante que, este ano, o objetivo é voltar a crescer. E começa já com o programa. A cidade gondomarense terá oito palcos, mais um do que em 2024, "cada um com uma identidade própria e uma programação pensada para diferentes públicos". O palco principal da festa é o Palco D"Ouro e ali atuarão Plutonio, Bárbara Bandeira e Carolina Deslandes.
Destaque, também, para o Palco Funk dedicado às sonoridades brasileiras, com os espetáculos de MC Gabzin e I Love Baile Funk. A DJ Zanova e os Karetus trarão ritmos intensos no Placo Eletrónico. Os concertos são gratuitos.
Programa
Palco Anos 80
O Palco Anos 80 contará com a atuação do Projeto Remember Old Time e a presença do radialista e DJ Paulino Coelho. A Câmara de Gondomar promete uma "viagem sonora aos grandes clássicos de outras décadas".
Outros concertos
A Noite Branca de Gondomar de 2025 terá mais um palco de concertos. Serão oito espaços onde milhares de pessoas poderão assistir a espetáculos de música variada. Além do palco principal, o Palco D"Ouro, haverá mais sete locais: Anos 80, Funk, Eletrónica, Urbano, Mundo, Performances e 360.