Fundadores de aplicação inovadora (Ixat) instalam-se em Gaia e em pouco mais de um mês já estão a crescer.
Corpo do artigo
A Ixat é uma plataforma de mobilidade idêntica aos TVDE, mas distingue-se pelo seu serviço inovador, sendo que esta é a primeira marca no país a realizar viagens através de motociclos. Idealizado por Tiago Lousada e Elisabete Oliveira, o serviço, sediado em Gaia, está no disponível no país há um mês e atingiu os objetivos previstos até ao final deste ano, e já esteve representado na Web Summit.
Segundo Tiago Lousada, a ideia foi criar uma alternativa capaz de dar resposta a problemas de outras plataformas, como os cancelamentos e a longa duração das viagens, prejudicadas pelo trânsito. "Com mototáxi, o que seriam 20 minutos de carro, passam a ser 15", acrescenta o fundador.
Ao contrário de outras aplicações, em que os motoristas apenas sabem o que vão receber depois de aceitarem a viagem, na Ixat, têm acesso prévio ao valor, o que diminui consideravelmente os cancelamentos. "Muitos motoristas aceitam e, quando veem o valor que vão receber, percebem que não lhes compensa fazer a viagem, acabando por cancelar. Na Ixat, isso não acontece", revela Tiago Lousada.
A ideia demorou cerca de um ano para ser consolidada e as mototáxis começaram a circular no início do mês de outubro. Depois de um mês, Elisabete Oliveira diz que os números são "surpreendentes e confirmam uma grande recetividade da comunidade à Ixat". Os fundadores expectavam alcançar, até ao final do ano, 200 motoristas e dois mil utilizadores, mas no primeiro mês já ultrapassaram o número dos motoristas e os mil clientes.
O processo para viajar na Ixat é feito através de uma aplicação, idêntica à Uber, por exemplo. A taxa atual das viagens tem um valor base de seis euros, mais os 60 cêntimos por quilómetro.
"motoboys"
Tiago Lousada partilha que a Ixat tem inspiração nos serviços dos "motoboys" do Brasil, país onde residiu. No entanto, o serviço feito com mototáxis é inovador no nosso país. Sediados em Vila Nova de Gaia, os fundadores sentem um "orgulho" por contrariarem a tendência das grandes ideias se fixarem na capital: "Somos uma plataforma nacional e queremos obviamente expandir, mas temos a certeza que a nossa sede nunca vai deixar de estar no Norte", revela Elisabete Oliveira.
A Ixat marcou presença na edição 2022 da Web Summit, em Lisboa, o que enriqueceu ainda mais a entrada da plataforma no mercado. Tiago Lousada afirma que "não houve muito tempo para preparar uma melhor exposição no evento, sendo que o foco estava na inauguração da Ixat que tinha poucas semanas no mercado". No entanto, confirma que surgiram vários investidores interessados na ideia, alguns deles internacionais que queriam transportar para os seus países.
Ainda de forma reservada, os fundadores adiantam que a Ixat já tem planos para um crescimento em 2023, com mais mototáxis e também com a integração de carros para circular, com o objetivo de se tornarem numa plataforma de mobilidade de referência.
Passo a passo
Visão
A Ixat Ridesharing nasceu da ideia dos cofundadores Tiago Lousada e Elisabete Anjos Oliveira, ambos com uma visão progressista sobre a mobilidade urbana.
Criação
Em 2021, foi criada a Ixat Ridesharing, uma plataforma de mobilidade urbana, com veículos de duas rodas, dando início ao segmento de mototáxi e estafetas em Portugal.
Treino
No tempo que intermediou a criação e o lançamento da app, os cofundadores participaram em vários eventos de empreendedorismo sobre startups.