Os trabalhos de construção da Linha Rosa, que ligará S. Bento à Casa da Música, no Porto, e de prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Gaia, arrancam dentro de semanas. O valor global das duas obras ascende a 288 milhões de euros: 189 milhões relativos à Linha Rosa e 98,9 milhões para a ampliação em Gaia.
Corpo do artigo
O JN sabe que a Metro do Porto já recebeu os relatórios finais dos concursos públicos para as duas obras de expansão, tendo aprovado a adjudicação de ambas as empreitadas ao consórcio luso-espanhol formado pela ACA - Alberto Couto Alves, S.A. e a Ferrovial Agroman, S.A.
Resta formalizar os passos legais previstos para a assinatura dos contratos de adjudicação, prevendo-se que as obras arranquem muito em breve.
A nova Linha Rosa integrará quatro estações ao longo de três quilómetros de via, ligando S. Bento à Casa da Música, e servindo o Hospital de Santo António, o Pavilhão Rosa Mota, o Centro Materno-Infantil, a Praça de Galiza e as faculdades do polo do Campo Alegre.
Já a extensão da Linha Amarela permitirá construir um troço com três estações e cerca de três quilómetros de extensão, que ligará Santo Ovídio a Vila d"Este, passando pelo Centro de Produção da RTP e pelo Hospital Santos Silva. As empreitadas deverão ficar concluídas em 2023.