Obras de alargamento do sublanço Maia-Santo Tirso, na A3, arrancam na próxima semana
A Brisa - Auto-Estradas de Portugal anunciou hoje, quinta-feira, que vai alargar de duas para três faixas de rodagem o sublanço da A3 Maia-Santo Tirso a partir da próxima semana.
Corpo do artigo
A empreitada, orçada em 42 milhões de euros, apenas deverá terminar em Março de 2012.
Os trabalhos decorrerão em cerca de 12,5 quilómetros e em duas fases, sendo o objectivo principal da Brisa "melhorar as condições de circulação naquelas zonas".
Em conferência de imprensa, Manuel Lamego, da Brisa, afirmou que esta obra de alargamento da via constitui uma obrigação contratual da concessionária assim que o tráfego atinge os 35 mil veículos por dia.
No âmbito desta empreitada, a Brisa deixará já este troço da A3 preparado para um futuro alargamento para quatro vias em ambos os sentidos.
"As estimativas apontam para que este sublanço atinja os 60 mil veículos/dia dentro de sete anos", acrescentou Victor Santiago, referindo-se à obrigatoriedade de realizar este alargamento quando for atingido esse volume de tráfego.
"As portagens nas SCUT vão originar mexidas as vias", acrescentou, escusando-se, contudo, a adiantar quais as expectativas da Brisa sobre a implementação desta medida.
Victor Santiago garantiu que, apesar da empreitada, manter-se-ão duas vias por sentido mas "mais comprimidas", estando apenas previsto o corte de vias em horários de tráfego reduzido, ou seja, entre as 21:00 e as 07:00.
Disse ainda que a Brisa terá um pronto socorro permanente na zona, por forma a que seja possível, sempre que necessário, "desobstruir" a via de forma rápida.
No âmbito da obra, está prevista a demolição de oito passagens superiores existentes e a consequente construção de novas estruturas semelhantes, mas mais largas.
Serão ainda alargadas quatro passagens inferiores e três passagens agrícolas, bem como será reabilitado e alargado o tabuleiro do viaduto de Covelas, com um rebaixamento em 500 metros da linha férrea que ali existe.
A par desta obra, serão implementadas novas barreiras acústicas numa extensão de cerca de 2,7 quilómetros e construídos sete muros de suporte de terras.