A Citânia de Santa Luzia em Viana do Castelo vai ser alvo de obras de conservação em janeiro. A intervenção durante meio ano vai incidir na estabilização e restauro das alvenarias dos diferentes sistemas estruturais do povoado.
Corpo do artigo
Trata-se de um investimento de 100 mil euros que será suportado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, conforme estabelecido num protocolo de colaboração celebrado com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
A Citânia de Santa Luzia foi classificada como Monumento Nacional em 1926. Situa-se monte de Santa Luzia, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo e encontra-se aberta ao público desde 1994, integrando-se num conjunto de estações arqueológicas existentes no norte de Portugal.
Além de ruínas, a Citânia dispõe de um edifício de entrada, desenhado pela arquiteta Paula Santos, para apoio dos visitantes.