O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo lamentou os "trágicos eventos" que atingiram a Madeira, disponibilizou o auxílio da organização e afirmou que o sector do turismo mantém "todas as condições de segurança".
Corpo do artigo
A declaração do secretário geral da OMT consta numa carta enviada, na terça feira, à directora regional do Turismo da Madeira, Raquel França, na qual expressa ainda a sua solidariedade para com os governos Regional e da República.
Taleb Rifai salienta na carta que "a rápida resposta das autoridades competentes, a nível local e nacional, em conjunto com o apoio da União Europeia, foram instrumentais nesta catástrofe".
Quanto ao sector do turismo, escreve o secretário geral daquela agência da ONU, "de acordo com a informação fornecida pelo Governo Regional, a indústria hoteleira não foi afectada e mantém todas as condições de segurança".
"A maioria dos estabelecimentos hoteleiros está operacional e não se registaram dificuldades ou problemas. O Aeroporto Internacional da Madeira também está operacional", frisou.
Na missiva à responsável pelo turismo da região, Taleb Rifai expressa ainda a sua confiança em que "a Madeira continue a contar com uma sólida infraestrutura e serviços turísticos, que a tornaram um destino de excelência".
O temporal que assolou a ilha da Madeira a 20 de Fevereiro causou pelo menos 42 mortos e 600 deslocados, tendo destruído centenas de habitações, segundo o último balanço do Governo Regional.