Paços de Ferreira disponibiliza à ARS Norte equipa de apoio para inquéritos epidemiológicos
Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, disponibilizou, esta semana, ao Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, a Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento (EMA) de Paços de Ferreira, criada pela autarquia para a realização de inquéritos epidemiológicos.
Corpo do artigo
A medida visa ajudar outras Unidades de Saúde Pública (USP) do país, "que possam estar a ter dificuldades em gerir a sua situação no momento presente".
Além da Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento, o autarca disponibilizou ainda técnicos da autarquia para formar outros que necessitem, cedendo uma equipa de colaboradores para realizar este trabalho em conjunto com outras USP do país.
"Paços de Ferreira necessitava deste tipo de solidariedade, que teria tido algumas vantagens quando nós estivemos no epicentro da pandemia", afirmou Humberto Brito, realçando que "esta disponibilização segue, apenas e só, com a humildade de quem já viveu situações que não quer que outros vivam".
Mais de cinco mil pessoas acompanhadas pela EMA desde novembro
A EMA de Paços de Ferreira está a funcionar desde o início do mês de novembro do ano passado e efetua, numa primeira fase, o contacto de casos positivos, para recolha de informação e necessidades, numa altura de maior incidência de novos casos na região.
"Com o sistema informático que o Município de Paços de Ferreira desenvolveu e implementou foi possível entrar em contacto com casos mais antigos e, progressivamente, recuperar o atraso que se verificava", afirma fonte da autarquia.
Desde a sua criação, a EMA de Paços de Ferreira contactou mais de 3000 casos positivos, de um total de quase 5000 pessoas acompanhadas. Continua a fazer o acompanhamento de todos os casos positivos que surgem e a efetuar o acompanhamento e vigilância ativa dos Contactos de Alto Risco (CAR), tendo neste momento cerca de 300 CAR em vigilância, depois de mais de 100 altas.
"A EMA tem sido um recurso fundamental para que o concelho de Paços de Ferreira, há já algumas semanas, seja o Município com menor incidência cumulativa do distrito, demonstrando dessa forma, para lá da introdução deste novo método, a resiliência, quer da Equipa, quer da plataforma em si", remata a autarquia.