Mais de meia centena de pessoas residentes em Sambade, Alfândega da Fé, deslocaram-se ontem de autocarro a Bragança, para se reunirem com o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira, para lhe comunicar que querem que o padre da freguesia, Francisco Pimparel, que tem sido contestado, continue pároco da localidade.
Corpo do artigo
O bispo recebeu os apoiantes do padre Pimparel e garantiu-lhe que o pároco iria ficar na freguesia, e escusou-se a falar à comunicação social. No entanto, os populares adiantaram no final do encontro que em breve o prelado deve visitar Sambade para "serenar os ânimos".
A aldeia está dividida. Há duas semanas um grupo de habitantes de Sambade realizou uma manifestação de protesto contra o sacerdote, exigindo que fosse substituído na paróquia, mas agora outros habitantes quiseram mostrar a sua solidariedade para com o padre, de 35 anos, que consideram "um dos melhores que já passou pela localidade, porque tem feito muito obra e é simpático com toda a gente", afirmou Nuno Moreno, reformado.
Pimparel está há seis anos em Sambade, uma freguesia com cerca de 600 habitantes, mas é pároco de mais de uma dezena de aldeias de Alfândega da Fé, "mas só na nossa é que não o querem lá, nas outras terras gostam muito dele", explicou Clotilde Heitor. Não é primeira vez que em Sambade um padre é alvo de contestação, há uns anos atrás foi afastado um outro após protestos da população. Glória Lopes