A ponte militar que vai ligar a autoestrada A14 à EN 111 na zona de Maiorca, Figueira da Foz, está a ser montada em estaleiro e vai ser colocada em suportes idênticos aos das passadeiras rolantes, deslizando para a localização final.
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A ponte metálica britânica de última geração, uma estrutura com cerca de 55 metros de comprimento, 4,2 metros de faixa de rodagem e uma capacidade de carga até 40 toneladas, está a ser construída no estaleiro montado na EN 111 por 25 militares da Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº 1 do Exército português.
"É construída no estaleiro e depois colocada nos suportes e avança de três em três metros", disse à agência Lusa o capitão Pedro Coelho, explicando que a ponte só deverá ser visível entre a A14 e a EN 111, por cima da chamada Vala Real, na quarta-feira. Deverá estar operacional no final da próxima semana.
Quando estiver concluída, a ponte militar vai permitir a circulação alternada de trânsito com recurso a semáforos, a uma velocidade máxima de 20 km por hora.
A A14 está interdita à circulação automóvel, na zona de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, desde as 8.30 horas de domingo, na sequência de um aluimento do piso.
A EN111, que deveria funcionar como "alternativa natural" à autoestrada A14 está também interrompida ao trânsito, nos dois sentidos, devido a obras na zona das Pontes de Maiorca, estando o tráfego entre a Figueira da Foz e Coimbra a processar-se por vias secundárias.