<p>A ponte entre o Seixal e o Barreiro vai finalmente ser construída, quase 20 anos após ter sido incluída nos planos directores municipais. Em 2011, o tempo de viagem entre os dois concelhos será bastante mais curto.</p>
Corpo do artigo
"Para ir hoje do Seixal ao Barreiro muitas vezes leva-se uma ou até duas horas e com a nova ponte são 10 minutos", frisa o presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, congratulando-se com a publicação ontem em Diário da República de um despacho do Governo que declara a utilidade pública da Estrada Regional (ER) 10, que inclui a travessia do rio Coina.
"A ponte vai situar-se na zona mais estreita do rio, com pouco mais de 500 metros e com acesso directo ao IC21", explica o edil, lembrando que o Seixal ficará, assim, com um novo acesso a Lisboa através da terceira travessia do Tejo.
Muitas pessoas que se deslocam do Barreiro para o Seixal optam por ir de barco até Lisboa, passando novamente o rio até Cacilhas e utilizando depois os transportes públicos. "Um estudante do Barreiro demora menos tempo até à Universidade do Monte de Caparica se for de barco até Lisboa", exemplifica o autarca do Seixal.
"A gente está aqui a um minuto e temos de dar aquela volta toda", reclama também o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, salientando a importância da concretização de um projecto que irá requalificar o arco ribeirinho da margem Sul do Tejo.
A falta de uma ligação mais directa entre o Seixal e o Barreiro também é sentida por automobilistas. "Estamos a fazer 24 quilómetros para ir e vir, enquanto com a ponte era muito mais rápido", afirma Manuel Pontinha, de 64 anos. "Quando há muito trânsito a malta de Setúbal junta-se toda à que vem do Barreiro na Estrada Nacional 10 e demora-se muito tempo", realça o residente na Arrentela.
O estudo prévio da ER 10, cuja construção foi interrompida há cerca de dois anos em Corroios, já foi adjudicado pela Estradas de Portugal e tem um prazo de execução de cinco meses. O concurso público referente ao restante troço, orçado em 7 milhões de euros, deve ser lançado no segundo semestre de 2009.