Um grupo de cidadãos de Esposende conseguiu salvar um cão que caiu num poço a céu aberto na freguesia de Belinho. Jasse estava desaparecido e a dona reencontrou-o.
Corpo do artigo
Depois de receber uma chamada telefónica, um membro da associação Cidadãos de Esposende, que estava perto do local, encontrou o Jasse, nome do cão, no interior do poço, com vários metros de profundidade.
Os bombeiros foram chamados de imediato, enquanto os populares tentavam que o animal não ficasse submerso pela água – conseguiram lançar uma placa de esferovite onde o animal ficou algum tempo apoiado.
As imagens do desespero do animal e do salvamento foram transmitidas em direto na página do Facebook “Alerta Cidadão de Esposende”.
Filipe Costa acabou por ser o herói do dia. O popular, que vive nas redondezas e viu o direto, apareceu com um cambão, instrumento utilizado para a realização de captura e contenção de animais, e conseguiu retirar o animal, visivelmente assustado, para terreno firme.
Estava perdido e reencontrou a dona
Jasse estava desaparecido de casa há quase um dia e foi pelo direto do Facebook que Catarina Escrivães, que também tinha usado as redes sociais para o tentar encontrar, descobriu o paradeiro do seu fiel amigo.
A Associação Cidadãos de Esposende denunciou, já em 2021, a morte de dezenas de aves, cães, gatos e coelhos em poços a céu aberto existentes no concelho. Estima-se que existam mais de 400 poços sem qualquer vedação.