Os dois principais estabelecimentos de ensino da ilha do Faial, nos Açores, estão a ser alvo de campanhas de desratização para tentar pôr cobro a uma praga de roedores que afecta, praticamente, toda a ilha.
Corpo do artigo
O Conselho Executivo da Escola Básica e Integrada da Horta decidiu encerrar anteontem, temporariamente, aquele estabelecimento de ensino, depois de terem sido encontrados ratos na cantina escolar.
Uma fonte do Conselho Executivo disse à agência Lusa que a presença dos roedores na escola colocava em causa a saúde pública dos alunos, professores e funcionários do estabelecimento de ensino.
A Escola Básica e Integrada esteve encerrada nos últimos dias e só deve reabrir na segunda-feira, depois de concluída a desratização, a segunda num período de apenas quatro meses.
Outro estabelecimento de ensino que também se debate com o mesmo problema é a Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, embora esteja instalada num edifício novo (inaugurado há pouco mais de um ano).
O Conselho Executivo desta escola realizou já várias campanhas de desratização, devido aos prejuízos causados pelos ratos, que roeram os cabos de fibra óptica ligados à escola, provocando, por duas vezes, cortes nas comunicações (telefone, televisão e internet).
Um pouco por toda a ilha têm decorrido, como em anos anteriores, campanhas de desratização, mas os métodos utilizados parecem não ser os mais eficazes.