Da janela de um pequeno camião, no interior de um dos carrosséis do Passeio das Fontainhas, no Porto, estende-se a mão de Francisco. Por cada voltinha, pede um "high five": ou à mãe, Filipa Rocha, ou à avó, Júlia. O gesto justifica-se: esta será a primeira "verdadeira" festa de São João do menino de dois anos. "Depois de tantas restrições, agora esperamos poder aproveitar", admite a mãe, de 31 anos, enquanto Francisco contagia, com um rasgado sorriso, todos os que por ali passam.
Corpo do artigo
Mas o programa da família para a noite de 23 para 24 não se traduzirá em passeios pelos Aliados ou pela Ribeira, "como era costume". "Vai ser em casa com amigos. Para já, ainda não vamos conseguir estar tão à vontade. Mas vamos aproveitar. No ano passado, nem jantamos com amigos sequer", contou Filipa.
A avó de Francisco, Júlia Rocha, de 62 anos, com alguns problemas respiratórios, esteve doente com covid em abril. Desde essa altura que reforçou as medidas de proteção. "Tenho medo de, às tantas, ter de ir para o hospital e não quero. Vamos fazer a festa em casa de uma irmã", diz.
A voltinha ainda não acabou e Francisco mantém-se fiel aos "high five". A controlar o carrossel está António Nogueira. O comerciante, de 52 anos, nota que "este ano está tudo muito parado". "Também tenho outro equipamento na Rotunda da Boavista e tem sido igual. Vamos lá ver se quando chegarmos mais perto do São João, se a coisa anima um bocadinho", admite, reconhecendo que o tempo fresco e a chuva não tem ajudado ao negócio.
Sardinhas no assador
Para Leonor, de cinco anos, também foi a primeira vez nas diversões das Fontainhas. Ao som da buzina que indica o fim da viagem no carrossel, Leonor dá a mão à avó e apressa-se para experimentar a mota de outro divertimento, mesmo ali ao lado (Francisco fez o mesmo). "Como ela está connosco ao fim de semana, viemos fazer-lhe uma surpresa", explica a avó, Isabel Mota, de 55 anos.
Do outro lado do Passeio das Fontainhas, Joaquina Queirós, do restaurante "Lavrador", já tem a sala cheia e o assador carregado de sardinhas. "Estou com as expectativas muito altas para a noite de São João", sorri.