Corpo do artigo
Ovar só conheceu até hoje dois partidos no poder: PS (1993 a 2013) e PSD (de 1976 a 1993 e de 2013 até agora). O candidato do PSD é o atual presidente da Câmara, Salvador Malheiro, líder da Distrital, que vai ter como um dos opositores o seu ex-adjunto Henrique Araújo, um serralheiro de profissão que esteve vários anos ao lado de Malheiro e com quem se desentendeu após ter sido afastado pelo presidente da autarquia. Araújo esteve para avançar com uma candidatura independente, mas vai ser o candidato do Nós, Cidadãos! e do PPM.
Independente é o homem escolhido pelo CDS para a Câmara, Mário Rui Natária, um fiscal da Câmara de Ovar, que tem denunciado alegadas irregularidades no município às autoridades. O CDS acredita que a popularidade de Rui Natária pode ajudar o partido a fazer história em Ovar, elegendo um vereador.
O PS escolheu Alcides Esteves, professor, antigo presidente da Junta de Esmoriz, que se candidata pela primeira vez à Câmara.
Carlos Ramos, professor de cursos técnico-profissionais, é o candidato da CDU à Câmara. O militante tem 49 anos e foi candidato pela CDU em 2017 à Junta de Freguesia de Esmoriz.
O comerciante José Silva é a aposta do CHEGA para a Câmara e o arquiteto Ismael Varanda é o candidato do BE.