<p>Vai demorar ainda cerca de três meses para arrancar a construção do primeiro parque de estacionamento subterrâneo de Vale de Cambra. Vão lá caber 200 carros e custará cerca de cinco milhões de euros. Obra acaba para o ano.</p>
Corpo do artigo
O primeiro parque de estacionamento subterrâneo de Vale de Cambra, com capacidade para 200 viaturas, vai ser construído no centro da cidade, num investimento de cerca de cinco milhões de euros.
"A obra é indispensável para a cidade", afirmou o presidente da câmara, o social-democrata José Bastos.
O autarca realçou a "escassez de lugares de estacionamento, especialmente no que diz respeito à zona urbana de Vale de Cambra". A obra, que arranca nos próximos 90 dias, deverá estar concluída em 2010.
A construção e exploração do parque resulta de uma parceria público-privada estabelecida entre autarquia e a empresa de Vila Nova de Famalicão "Construções Alberto Couto Alves, SA".
"Trata-se da primeira parceria público-privada realizada no município para uma obra que achamos fundamental", referiu o autarca. O novo parque de estacionamento subterrâneo - localizado na Avenida Infante D. Henrique, junto à praça de táxis - estende-se por uma área de cerca de três mil metros quadrados, sendo constituído por dois pisos no subsolo, pelos quais se distribuem 200 lugares de estacionamento.
Ao nível da funcionalidade, uma das novidades é a de proporcionar aos automobilistas a possibilidade de pagamento por "Via Verde", permitindo que os utentes com veículos equipados com esse sistema possam aceder e sair do estacionamento de forma mais prática e cómoda.