Cento e sessenta jovens italianos provenientes de Forli, cidade próxima de Bolonha, chegaram ao Aeroporto de Beja para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023), que a partir de terça-feira e até domingo vai decorrer em Portugal.
Corpo do artigo
Um pouco antes das 11.00 horas, o voo da Air Mediterranean aterrou na pista da Base Aérea (BA) 11 e aparcou junto à aerogare da infraestrutura bejense. Transportava os jovens provenientes da cidade onde Santo António formou a primeira comunidade, depois de deixar Lisboa e rumar a Itália.
Este é mais um dos pontos de interesse dos peregrinos, que querem conhecer Lisboa e tudo o que diga respeito ao santo que nasceu na capital portuguesa.
À espera da comitiva transalpina, que incluía o Bispo de Forli, Don Lívio Corazza, estava o organizador da viagem o padre Don Andrea Carubia, de 45 anos, que chegou este domingo a Portugal. De bandeira italiana em punho, dava as boas vindas a todos os que acabavam de aterrar no Aeroporto de Beja.
“Para a nossa comunidade, é muito importante estar presente na JMJ. Trazemos a amizade e a fé, e também queremos dizer obrigado ao Papa, por tudo o que tem feito pelos jovens”, confidenciou Don Andrea Carubia ao JN, de sorriso rasgado.
O Bispo de Forli, Don Lívio Corazza, foi o primeiro a entrar no espaço da aerogare e a abraçar os compatriotas que o aguardavam. Ao JN, expressou felicidade por estar em Portugal pela primeira vez.
“Depois de um longo interregno por causa da covid, é muito importante que os jovens se encontrem e renovem a fé na fraternidade universal. Todos somos filhos do mesmo pai”, comentou Don Lívio Corazza, acrescentando que tem “um quadro de Santo António de Lisboa e de Pádua, o nosso santo de adoração, que em Forli criou a primeira comunidade cristã”.
No exterior do Aeroporto de Beja, três autocarros estavam preparados para levar os peregrinos, não sem que antes fizessem uma fotografia de grupo.
Às 17.40 outro voo da Air Mediterranean vai aterrar em Beja e trazer mais de uma centena de jovens italianos, também procedentes de Forli, onde terão de novo o padre Andrea e o bispo Lívio à espera.