Num conjunto de 96 destinos analisados, Portugal é o nono melhor no ranking global de atratividade da internet para quem o visita em turismo.
Corpo do artigo
Isso mesmo revelou o agora divulgado Índice de Ligação à Internet, que avalia detalhes como a qualidade da rede, a cibersegurança ou a capacidade de acesso.
"Portugal oferece aos trabalhadores remotos e viajantes digitais uma experiência de internet fiável e tem uma forte reputação em termos de cibersegurança", explica a Saily.
O estudo, que pode consultar aqui, foi pensado e elaborado pela Saily, empresa norte-americana especializada em comunicações internacionais.
À frente da classificação encontra-se a França, logo seguida da Dinamarca e da Itália. Antes da nona posição ocupada por Portugal estão países como a Polónia, Espanha, Países Baixos, Finlândia e Lituânia. O top 10 fecha com a Roménia.
"Nos vibrantes centros urbanos, a ligação é particularmente boa, já que Portugal beneficia de investimentos em infraestruturas e de um contexto regulatório que apoia uma internet livre e aberta", referem as conclusões do estudo.
Outro dos fatores de atratividade tido em conta foi a facilidade de compra de cartões SIM pré-pago e a possibilidade de rápido acesso à rede após a chegada ao país.
Vykintas Maknickas, CEO do Saily, considera que "para muitos viajantes manter a ligação é algo tão essencial como um passaporte".
Seja qual for o destino para que viajem, o responsável aconselha os turistas a manterem sempre ativa a autenticação de dois fatores e para verificarem a segurança das ligações públicas de wi-fi, em particular em aeroportos e hotéis.
"A ativação de uma VPN também é aconselhável", sugere.