A Comissão Política Concelhia do PS, reunida na noite de terça-feira passada, aprovou o nome de Ricardo Costa para encabeçar a candidatura do partido à Câmara Municipal de Guimarães, nas próximas eleições autárquicas, em outubro de 2025.
Corpo do artigo
Ricardo Costa foi vereador nos dois primeiros mandatos de Domingos Bragança à frente do município de Guimarães, com responsabilidades, entre outras, sobre o domínio do desenvolvimento económico e é considerado como próximo das empresas. O candidato indicado pelos socialistas vimaranenses foi, em julho passado, eleito para um segundo mandato à frente da Concelhia. Apesar da proximidade do passado, o atual presidente, a terminar o último mandato, deu o seu apoio ao rival na corrida à liderança da Concelhia, Paulo Lopes Silva.
Na votação da Comissão Política, para a indicação do candidato, Ricardo Costa reuniu 67 votos favoráveis, num total de 69 possíveis, tendo os dois votos restantes sido em branco. Ricardo Costa, que já se tinha disponibilizado para protagonizar esta candidatura, disse sentir-se “emocionado”, pela “responsabilidade em si depositada”. O nome indicado pelo PS Guimarães terá agora que ser validado pela Federação Distrital e pelo Secretariado Nacional do partido.
Ricardo Costa tem 48 anos, é deputado à Assembleia da República e membro efetivo nas comissões parlamentares permanentes de “Economia, Obras Públicas e Habitação”, e da “Transparência e Estatuto dos Deputados”. É licenciado em Filosofia e em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade do Porto – com MBA e pós-graduações em Finanças e Fiscalidade. Antes de ter assumido funções como vereador foi funcionário do BPI.