Vitória antecipada devido à falta de listas alternativas.
Corpo do artigo
Em oito das 13 freguesias do concelho de Miranda do Douro apenas o PSD apresentou listas de candidatos às respetivas assembleias nas próximas eleições autárquicas. "Neste momento temos oito freguesias já ganhas, porque não há listas de oposição", explicou Helena Barril, cabeça de lista do PSD à Câmara e atual líder do executivo municipal.
Em causa estão a União das Freguesias de Sendim e Atenor; União das Freguesias de Silva e Águas-Vivas; União das Freguesias de Ifanes e Paradela; Malhadas; Duas Igreja; Picote; Vila Chã da Braciosa e Palaçoulo, onde apenas os sociais-democratas avançam com candidatos às eleições autárquicas.
O PSD apresentou listas em todas as freguesias do concelho, onde, segundo a autarca, "não houve dificuldade em arranjar candidatos".
Em duas freguesias mirandesas, Genísio e São Martinho de Angueira, além do PSD, apresentam-se listas de candidatos independentes.
O principal partido da oposição é o PS, que apresenta como candidato à Câmara, o empresário António Ribeiro. Este partido avança ainda com listas às freguesias de Póvoa e União das Freguesias de Constantim e Cicouro, bem como à Assembleia Municipal.
O cabeça de lista do PS só aceitou o desafio de concorrer ao município em meados de agosto, motivo que apresenta como "razão principal" para não ter conseguido elaborar listas em todas as freguesias. Uma situação inédita para o partido, que assumiu a liderança do município por diversas vezes, tendo perdido as eleições em 2021, depois de Artur Nunes ter feito três mandatos consecutivos.
António Ribeiro, atual presidente da Concelhia do PS de Miranda do Douro e também presidente da Junta de Freguesia da Póvoa, só assumiu a candidatura à Câmara depois da desistência de Jocelino Bragança Rodrigues, coronel de cavalaria na reserva, que chegou a ser apresentado como cabeça de lista ao município, mas que acabou por retirar-se da corrida às autárquicas no dia 30 de julho.
O terceiro candidato à Câmara Municipal de Miranda do Douro é António Sales, que avança pelo Chega, partido que não apresenta lista a nenhuma freguesia.
A CDU apresenta como candidato à Câmara, o professor Caio Gabriel, e também concorre à junta de freguesia de Miranda do Douro.