Corpo do artigo
Presidente da Câmara de Santarém, eleito pelo PSD, Ricardo Gonçalves, 45 anos, volta a submeter-se a sufrágio, com o objetivo de cumprir o terceiro e último mandato. Vereador eleito em 2006, o economista substituiu o então presidente da autarquia Francisco Moita Flores, em 2012, e, no ano seguinte, foi eleito presidente, tal como há quatro anos.
Já o PS escolheu como cabeça de lista à Câmara de Santarém o deputado e antigo vereador Manuel Afonso, de 70 anos. Deputado da Assembleia Municipal de Santarém, é membro da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da União de Freguesias da Cidade de Santarém. Foi ainda vereador e vice-presidente da autarquia.
O médico André Gomes, 30 anos, concorre pela CDU. O candidato é deputado da Assembleia Municipal de Santarém, da Assembleia de Freguesia do Vale de Santarém e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Membro da Comissão Concelhia e da Direção da Organização Regional de Santarém, também foi candidato da CDU às legislativas pelo círculo eleitoral de Santarém.
A deputada do BE no Parlamento, Fabíola Cardoso, 48 anos, é a cabeça de lista do BE à Câmara de Santarém. Deputada da Assembleia Municipal entre 2013 e 2017, a candidata é professora.
Há quatro anos, o PPD/PSD elegeu cinco elementos com 43,1% dos votos e o PS elegeu quatro vereadores com 34% dos votos. A CDU recolheu 7,6% dos votos, o CDS-PP 5,4%, o BE 4% e o PNR 0,5%.