Milhares de estudantes do ensino secundário de todo o país estão concentrados no Parque Senhora dos Verdes em Gouveia, para participarem no festival que se realiza no mesmo local pelo sexto ano consecutivo.
Corpo do artigo
A maioria chegou este domingo de manhã, de autocarro, proveniente de escolas de todo o país, sendo que o maior contingente é da zona do Algarve, confirmou Rui Loureiro da "Doctorsport", a empresa que está na organização do evento.
Os restantes participantes são conduzidos ao parque pela mão dos pais ou dos encarregados de educação.
Foi o caso de Miguel Pinho de 19 anos, residente em Soure, que mal podia esperar para se juntar aos amigos naquele que é o maior festival do género do país. " Acho que vai ser uma experiência única porque junta convívio e muitas actividades numa semana inteira de liberdade", comentou. A mãe, Zita Pinho, quis ver o local do festival com os próprios olhos, muito embora já tivesse visitado o espaço através do sítio da empresa organizadora na internet. " Informei-me de tudo e fiquei com a ideia de que vai ficar em segurança", disse com ar descansado.
A notícia da morte do jovem de Castro Verde em Loret del Mar, em Espanha seria razão suficiente para alarmar os pais dos alunos, mas não tem sido o caso. Segundo Rui Loureiro da Organização, não registou sinais de pânico porque " todos sabem que o festival decorre em espaço fechado com vigilância e assistência médica".
O parque com uma área de 21 hectares está vigiado por mais de meia centenas de seguranças de uma empresa de vigilância contratada para o efeito. E, em permanência estão também três médicos, uma brigada da Cruz Vermelha de Viseu e ainda alguns elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tázem.
Até à próxima quinta-feira, cerca de 4 mil estudantes que pagaram entre 58 e 70 euros pelas miniférias, vão ficar acampados no Parque Senhora dos Verdes, onde podem praticar vários desportos radicais, usufruir da piscina ali existente e divertir-se ao som de alguns DJ e de bandas musicais como os Tara Perdida, Ritchie Campbel e Dona Branca.