O mau tempo que se fez sentir, esta terça-feira de madrugada, nos Açores, originou a queda de árvores em S. Jorge e a inundação de uma moradia em Vila Franca do Campo, em S. Miguel. As escolas estão fechadas devido aos alertas de chuva e vento fortes.
Corpo do artigo
O balanço dos prejuízos feito pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores indica ainda que o mau tempo provocou também estragos no telhado de uma habitação na Praia da Vitória, na ilha Terceira, mas não foi obrigou ao realojamento da família que ali reside.
Por precaução, atendendo à previsão de agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores, o Governo Regional decidiu encerrar todas as escolas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial).
A Proteção Civil emitiu para alertas de chuva forte e vento nos Açores, que se devem prolongar até à noite, devido à aproximação de uma "superfície frontal oclusa com forte atividade", segundo o Instituto de Meteorologia.
Neste sentido, o Serviço Regional de Proteção Civil recomenda às populações que guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem os sistemas de drenagem e consolidem telhados, portas e janelas, pedindo ainda aos automobilistas cuidados redobrados na circulação nas estradas.