O Instituto Português do Mar e da Atmosfera diminuiu, de vermelho para amarelo, o nível de aviso meteorológico nos Açores. Esta segunda-feira, a rajada de vento mais forte foi registada na ilha Graciosa, com 141 quilómetros/hora.
Corpo do artigo
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) está desde as 20.00 horas e até às 03.00 horas de terça-feira sob aviso amarelo para agitação marítima, o mesmo aviso para o vento entre as 20.00 horas e as 24.00 horas (hora de Portugal continental, mais uma hora do que nos Açores).
No grupo central - ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira - o aviso é agora também de amarelo para vento e vigora até às 24.00 horas.
O IPMA emitiu no domingo um aviso vermelho para o grupo oriental do arquipélago, tendo alargado o aviso para as cinco ilhas do grupo central na tarde deesta segunda-feira.
No grupo oriental, o IPMA previa vento até aos 150 quilómetros por hora e ainda agitação marítima forte, com ondas que podiam chegar, pontualmente, a atingir os 15 metros.
No grupo central, o aviso vermelho deveu-se ao vento, com rajadas que podiam ultrapassar os 130 quilómetros/hora.
À agência Lusa, o responsável pela Delegação Regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, explicou que o estado do tempo "está a melhorar" e que "pior já passou", prevendo que "depois da meia-noite esteja tudo ultrapassado".
Diamantino Henriques adiantou que a rajada de vento mais forte registada esta segunda-feira no arquipélago ocorreu na ilha Graciosa, com 141 quilómetros/hora pelas 16.00 horas, e, uma hora antes, em Ponta Delgada, com 140 quilómetros/hora.