A Estrada Municipal 568, que liga Senhor da Serra, no concelho de Miranda do Corvo, a Vendas de Ceira, Coimbra, foi reaberta esta sexta-feira, após cerca de dois anos de interdição.
Corpo do artigo
Esta é uma das vias mais curtas de ligação entre os concelhos de Coimbra e Mirando do Corvo, sendo "importante" o seu restabelecimento, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, que esteve presente, juntamente com o autarca de Miranda do Corvo, Miguel Batista, na reabertura da EM 568, por volta das 18 horas.
A EM 568 esteve fechada na sequência dos trabalhos de construção do lanço da A13 (autoestrada que liga Coimbra a Tomar), o que obrigou a um desvio de "cerca de três quilómetros" para os utilizadores da estrada municipal.
Apesar de não avançar com valores, Manuel Machado afirmou que a obra, a cargo da concessionária da A13, o consórcio Ascendi, "foi dispendiosa".
"A função dos municípios foi a de reclamar e de garantir a reposição da estrada municipal", frisou.
Para a reabertura da EM 568 foi necessário construir uma ponte com um comprimento de 94 metros, largura de nove metros e duas faixas de rodagem.
"Atendendo às características dos solos, a implantação desta infraestrutura obrigou a fortes movimentações de terras e ao recurso a ações especiais de contenção e estabilização", refere informação da Câmara Municipal de Coimbra.