A partir desta sexta-feira os habitantes de Bragança podem ganhar vales de descontos em compras desde que entreguem o lixo no Sistema de Depósito e Incentivo (SDI), uma máquina instalada no mercado municipal.
Corpo do artigo
Trata-se de um projeto-piloto que tem por objetivo de fomentar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas, nomeadamente pacotes de leite, sumos, vinho ou natas, garrafas de plástico e latas de bebidas. "O cidadão comum pode trazer os seus resíduos e usufruir de um benefício financeiro de 2 ou 5 cêntimos dependendo do tipo de embalagem, que ali coloca", referiu autarca de Bragança e presidente da Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste , Hernâni Dias.
O SDI, fruto de uma parceria entre Resíduos do Nordeste, o município de Bragança e a Tetra-pak, que será alargado a todo o país, mas Bragança acolhe aquele que é o primeiro projeto a contemplar a recolha de embalagens de cartão para bebidas em Portugal, que visa sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem e, ao mesmo tempo, incentivar e dinamizar o comércio local.
"Se a esta questão conseguirmos associar a dinamização das lojas do Mercado Municipal, como é o caso deste projeto, temos a certeza de que será um sucesso. As pessoas colocam o lixo e recebem vouchers para compras nas lojas aderentes", destacou Hernâni Dias.
O valor por contributo pode variar entre 2 e 5 cêntimos, de acordo com a capacidade da embalagem, entre 0,1 e 0,5 litros e acima de 0,5 litros, respetivamente. Os vales podem ser acumulados e utilizados em qualquer uma das lojas aderentes no MMB.
Paulo Praça, Diretor Geral da Resíduos do Nordeste, EIM S.A. refere que "é preciso estar na linha da frente na implementação de tecnologias inovadoras que nos permitam aumentar a quantidade e a qualidade dos materiais recolhidos de forma a serem reciclados."
Nos 13 municípios servidos pela Resíduos do Nordeste a reciclagem aumentou 13,45% em 2021 e foram recolhidas 3,955,03 toneladas, mas a Resíduos do Nordeste quer atingir uma meta maior.