Recorde de candidaturas no projeto de cidadania de Santa Maria da Feira
Vinte e um jovens concorrem ao projeto Jovem Autarca, em Santa Maria da Feira, para o mandato 2024/2025. Trata-se do maior número de candidaturas de sempre em dez anos deste projeto, que conta ainda com a participação de jovens de nacionalidade brasileira, colombiana, venezuelana e moçambicana.
Corpo do artigo
A campanha eleitoral para o novo Jovem Autarca já decorre nas escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos, secundárias e no Cincork – Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, com a mobilização dos 21 candidatos validados, número limite que corresponde ao total de freguesias e uniões de freguesias do concelho.
Além dos candidatos naturais de Santa Maria da Feira, a presente edição conta ainda com a participação de quatro jovens oriundos de outros países. “São dados reveladores da plena integração dos alunos estrangeiros nas nossas escolas e nos projetos educativos municipais, criados e implementados no território que as suas famílias escolheram para estudar, viver e trabalhar”, considera o presidente da Câmara Municipal.
“Não deixa de ser curioso e gratificante que, dez anos depois da primeira edição, este projeto transformador de educação para a cidadania se apresente com um novo fôlego, a par de uma imagem renovada, e com o maior número de sempre de candidaturas”, considerou Amadeu Albergaria, destacando o número nunca antes registado de candidatos.
O autarca diz que este número de participantes se deve “à ousadia dos jovens, à vontade inquieta de fazer parte e de fazer acontecer desde tenra idade, mas também ao persistente trabalho de sensibilização da equipa do projeto, reforçado a cada ano que passa junto da comunidade educativa”.
De acordo com a autarquia, a 11.ª edição do Jovem Autarca é também marcada pelo aumento do número de candidatos mais jovens. Seis têm apenas 13 anos e vão disputar as eleições com 15 colegas mais velhos, cinco dos quais recandidatos, alguns deles com mais de uma participação em edições anteriores. Esta edição conta ainda com um número expressivo de escolas profissionais nesta edição – quatro das 13 representadas.
Desde 2014 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira dinamiza o projeto Jovem Autarca, entretanto replicado por outros municípios do país, “com o propósito de potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e as suas perspetivas para o futuro”.
Após as eleições, os três jovens mais votados – Jovem Autarca e primeiro e segundo vereadores – formam equipa com os restantes candidatos não eleitos, permitindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente nas decisões do seu concelho em matéria de Juventude.
A nova equipa Jovem Autarca passará a desempenhar o papel de representante e porta-voz dos seus pares, assumindo o compromisso e a responsabilidade de gerir um orçamento de dez mil euros, verba atribuída pelo Município de Santa Maria da Feira para a concretização de projetos propostos, mantendo o diálogo e a sustentabilidade como prioridades.
Todos os candidatos de cada uma das edições são convidados a integrar o Conselho Consultivo Jovem, continuando a colaborar na construção de políticas locais de Juventude.