Cerca de 10 mil habitantes foram afectados pelo corte de energia eléctrica, na cidade de Alcobaça, devido a um incêndio que ocorreu, cerca das 3.30 horas, na subestação da EDP, localizada junto aos serviços municipalizados. Neste momento, já foi reposta a energia nos serviços prioritários, com recurso a geradores enviados pela Eléctrica Nacional.
Corpo do artigo
O incêndio ainda de origem desconhecida destruiu o Posto de Transformação (PT) que abastece o perímetro urbano e parte do edifício onde se encontrava instalado.
Segundo o governador Civil do Distrito de Leiria, Paiva de Carvalho, “a EDP disponibilizou 10 geradores que estão distribuídos pela cidade”, pelo que “neste momento apenas alguns serviços e casas particulares estão ainda afectadas”.
Segundo o responsável, a prioridade da Protecção Civil Civil Distrital - que acompanha o caso “ao minuto” – “foi fazer com que serviços prioritários não fossem afectados”. Paiva de Carvalho garante que o Hospital – com gerador próprio – está a funcionar, assim como escolas, bombeiros, Polícia e lares de idosos.
Pelas 14 horas deverá chegar à cidade uma subestação móvel, acreditando as autoridades que a energia será reposta até ao final do dia de hoje