Os municípios de Resende e Baião vão construir Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais comum, no âmbito do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial de animais de companhia.
Corpo do artigo
Com um orçamento inicial estimado em aproximadamente 250 mil euros, o CRO de Animais será apoiado financeiramente em 100 mil euros e ficará localizado no município de Resende. "Este projeto permitirá uma mais eficiente gestão das capturas e recolhas de animais errantes, assim como facilitará a implementação de uma estratégia comum de controlo dos animais errantes e medidas ativas de adoção de animais de companhia", explica fonte municipal.
Baião e Resende, que concorreram conjuntamente a um fundo que permitirá reajustar a rede nacional de CRO"s, fazem parte de um conjunto de municípios que vão usufruir de mais de um milhão de euros do Governo para apoiar a construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia.
Os outros municípios beneficiados com a medida são Alcoutim, Almeida, Almeirim, Alpiarça, Amares, Arruda dos Vinhos, Avis, Campo Maior, Celorico de Bastos, Crato, Marvão, Monforte, Peniche Porto de Mós, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa e os Agrupamentos de Penedono-Sernancelhe-São João da Pesqueira, Moimenta da Beira-Armamar-Tabuaço e Bombarral-Cadaval.
A medida do Governo insere-se no âmbito da lei 27/2016 que regulamenta a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais de companhia, fixa normas que regulam o destinodos animais recolhidos e estabelece os princípios para o controlo de animais errantes.