Um homem de 58 anos, de nacionalidade polaca, foi este sábado resgatado, após ter entrado em paragem cardiorrespiratória a bordo de um veleiro, a cerca de cinco milhas náuticas a sudoeste de Angra de Heroísmo, nos Açores.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi recebido por volta as 13.45 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, para a existência de um homem, o "skipper" do veleiro, que estaria em paragem cardiorrespiratória.
"Foram de imediato ativados para o local tripulantes da Estação Salva-vidas de Angra do Heroísmo e elementos da Capitania do Porto de Angra do Heroísmo", refere a nota.
À chegada ao local, o homem já se encontrava "inconsciente", tendo sido transportado para a marina de Angra do Heroísmo, onde já estavam elementos do Suporte Imediato de Vida (SIV) e dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, que o assistiram e transportaram para uma unidade hospitalar.
No veleiro seguiam mais cinco pessoas que, por questões de segurança para os tripulantes e para a navegação, foram auxiliados por elementos da Capitania do Porto de Angra do Heroísmo, operando uma lancha de pilotos da Portos dos Açores e efetuando o reboque até à marina de Angra.
O comandante local da Polícia Marítima e capitão do porto de Angra do Heroísmo coordenou a ação de salvamento e o comando local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo tomou conta da ocorrência.