Um casal a viver em Coimbra inaugura esta terça-feira um restaurante que tem como preocupação a sustentabilidade. A distância média entre o estabelecimento e os produtores é de 39 quilómetros e e os responsáveis apostam em criar uma identidade própria entre os pratos e os respetivos produtores.
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A ideia de criar "O Palco" surgiu durante a pandemia por Marco Almeida (chefe de cozinha) e Ana Vinagre, a gerente. "Foi uma altura em que tivemos tempo para pensar na nossa vida e queria um negócio em que a proximidade fosse a chave. Acho que é o futuro", explica ele ao JN. Ao longo de um ano e meio, Marco e Ana desenvolveram uma relação de proximidade com 17 produtores da região centro.
"O nome do restaurante resulta do desejo de sermos o palco dos produtores locais", aponta Ana Vinagre. "Queremos estabelecer-nos e, em breve, obter a certificação de restaurante quilómetro zero. A relação direta com os produtores gera ciclos de consumo mais curtos, o que reduz a pegada carbónica do transporte e apoia os pequenos produtores, contribuindo para a fixação das comunidades rurais e do seu estilo de vida. Tudo isto faz parte daquilo em que acredito e que é necessário para ter uma cozinha e uma vida com qualidade", diz Marco Almeida.
Queremos que as pessoas saibam que, ao comer tremoços, estão a comer os daquela zona e daquela produtora
Para avançar com o projeto, Marco e Ana contaram com a ajuda de Filipe Duarte, que tem um espaço semelhante no Mercado D. Pedro V, em Coimbra. "Tem uma relação muito próxima com vários produtores da região e estabeleceu a ligação".
Para Marco Almeida, o objetivo d'O Palco" passa também por fazer crescer a economia local, além de criar uma identificação entre os pratos e os produtores. "Queremos que as pessoas saibam que, ao comer tremoços, estão a comer os daquela zona e daquela produtora. Dar nome aos produtos e fazer com que os clientes saibam quem os produz", destaca.
Com abertura oficial marcada para hoje, "O Palco" abriu o site para reservas há três semanas. "Recebemos logo algumas para novembro e dezembro. A ideia está a chamar muita gente", assegura Ana Vinagre.