Espinho vai ter, na próxima semana, novas duas rotundas: uma na Rua 20, logo à entrada, na zona norte, e outra na Rua 15, sensivelmente no espaço antes ocupado pela antiga estação ferroviária.A ideia é desviar o trânsito do centro da cidade e facilitar o acesso à praia.
Corpo do artigo
As duas rotundas estão ligadas pela Rua 8 que entretanto foi prolongada, ao longo do canal ferroviário, até ao espaço onde se situava o antigo pontão, demolido aquando das obras de rebaixamento da linha férrea.
Segundo o vereador dos Serviços Básicos da Câmara de Espinho, Quirino de Jesus, as rotundas, a que prefere denominar de placas orientadoras de trânsito, e a tal via estruturante, têm por objectivo desviar os automobilistas do centro da cidade, mais propriamente os que se dirigem às praias.
“O primeiro acesso à zona balnear para quem vem de norte continua a ser a Rua 15, mas a partir de agora os automobilistas podem passar ao lado do centro, chegando às praias muito mais rapidamente”, explicou o autarca.
Recorde-se que nos últimos verões a Rua 15, na sua extensão entre a Rua 20 e a Rua 8, chegava a ficar completamente entupida de carros.
A nova via, que ontem ainda só tinha um sentido, Norte/Sul, passará a ter dois sentidos já que ficará sem o actual espaço para estacionamento. Foi também alargada a ponte sobre a Ribeira do Mocho a fim de poderem passar duas viaturas ao mesmo tempo.
A par da via, existe agora, entre a Rua 15 e a Rua 5 um parque de estacionamento. O espaço, que deverá ter uma capacidade para cerca de 150 automóveis, será gerido pela Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE). A entrada e saída do parque faz-se pela Rua 5 e o seu uso terá um custo de um euro por dia durante a época balnear.
Será também a ADCE que ficará responsável pela gestão do comboio-turístico que irá circular desde o Rio Largo até à antiga Brandão Gomes, onde existe um parque subterrâneo, e levará os veraneantes às praias por um valor simbólico. Tudo deverá ficar pronto a meio da próxima semana, salienta o vereador.