No final da semana passada mais de uma centena de alunos das escolas EB1 e jardins-de-infância de Oliveira de Azeméis apresentaram sintomas de vómitos, diarreia e mal-estar geral, tendo de receber tratamento hospitalar.
Corpo do artigo
As análises às fezes dos alunos das escolas de Oliveira de Azeméis que na passada semana apresentaram sintomas de uma eventual intoxicação alimentar apontam para a existência de salmonela, informou o delegado de saúde local.
"Os resultados provisórios através da pesquisa às fezes indicam que o agente que causou esta gastroenterite é uma salmonela que contaminou uma das refeições ou algum alimento", disse à Lusa o delegado de saúde, Francisco Borges.
Francisco Borges adiantou ainda que, numa segunda fase, serão efectuadas novas análises para identificar qual o tipo de salmonela em causa.
Entretanto, as autoridades continuam a aguardar os resultados das análises aos alimentos servidos nas cantinas, que estão a ser feitas no Laboratório de Saúde Pública de Aveiro, e que, segundo o delegado de saúde, só deverão estar prontas no final desta semana.
No concelho de Oliveira de Azeméis, as cantinas utilizadas pela comunidade educativa de 34 estabelecimentos de ensino são abastecidas por uma empresa contratada pela autarquia.