Um touro com 450 quilos de uma ganadaria de Montemor-o-Velho (Coimbra), foi, esta noite de quarta-feira, o protagonista de mais uma edição da "Vaca das Cordas" de Ponte de Lima.
Corpo do artigo
A tradição que remonta ao século XV, voltou a cumprir-se, organizada pelas Associação Amigos da Vaca das Cordas, com milhares de pessoas a assistir.
O animal foi levado preso por cordas por dezena e meia de homens, pela zona histórica apinhado de gente em ambiente festivo. Saiu cerca das 19 horas da Igreja Matriz, no centro da vila, depois de dar três voltas ao templo e de banhado com vinho tinto, em direção ao areal da vila onde é costume ser "toureado" por alguns populares mais corajosos.
Alguns deles vão mesmo parar ao hospital. E este ano não foi exceção. Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, registaram-se duas ocorrências relacionadas com o evento. Uma das 20.08 horas e outra às 20.16 horas, das quais resultaram, dois feridos ligeiros, um do sexo masculino e um feminino. Ambos transportados para hospital de Ponte de Lima.
Depois de recolhido o touro, como sempre, a festa continuou pela noite dentro nos bares e ruas do centro histórico. O animal será abatido quinta-feira e a sua carne será vendida num talho de Ponte de Lima.
A história do evento reza que este foi interrompido em 1881, mas foi retomado em 1922. E desde aí realizou-se todos os anos ininterruptamente até aos dias de hoje.