A Rua de D. Afonso Henriques passa a ter sentido único descendente entre a Rua das Oliveiras e a Estrada da Circunvalação, na zona da Areosa, em Gondomar, a partir de sábado.
Corpo do artigo
Por agora, a alteração naquela que é uma das vias mais utilizadas do Grande Porto é implementada a título experimental. No âmbito desta mudança, a Câmara de Gondomar convida os lojistas a estenderem os negócios até à rua, ocupando uma das vias.
Neste período em que a Rua de D. Afonso Henriques passará a ter sentido único descendente, a circulação no sentido contrário será desviada pela ruas Heróis da Pátria, Arroteias e Oliveiras.
Se esta fase-piloto correr como o previsto - e o presidente da Autarquia, Marco Martins, diz-se "otimista" - a Câmara prevê lançar o concurso da empreitada maior de requalificação da artéria "no final do verão".
Até agora, a intervenção levada a cabo pela Autarquia incluiu a renovação das ruas adjacentes e a relocalização de paragens de transportes públicos.
Negócios na rua
A empreitada, que nesta fase rondou os 380 mil euros, tem como objetivo "a promoção da mobilidade urbana multimodal e sustentável, através da melhoria das condições de circulação para peões, em termos de segurança e conforto, contribuindo para a recuperação do parque edificado adjacente, para a modernização do comércio local, bem como para o reforço do papel do transporte público".
No âmbito deste processo, os lojistas foram convidados a expandir as lojas para o exterior. De acordo com o autarca, até ao momento já cerca de uma dúzia de comerciantes aceitaram o desafio. A concretização desta ocupação será assegurada através de pinturas, colocação de balizas flexíveis, floreiras e bancos.