Corpo do artigo
Em Arouca, nenhum dos partidos tradicionalmente mais votados assumiu publicamente quais serão os seus candidatos às próximas eleições autárquicas. No entanto, a socialista Margarida Belém, atual presidente da Câmara, deverá ser cabeça de lista pelo PS, para tentar um segundo mandato. A independente que assumiu os destinos da autarquia em 2017 tentará manter uma Câmara que os socialistas dominam há mais duas décadas.
Sem definição de quem a acompanhará nas próximas nas listas do PS, apenas se dá como certo a não recandidatura de Artur Neves. O ex-presidente da Câmara e atual presidente da Assembleia Municipal anunciou publicamente que não está disponível para se recandidatar.
Os partidos mais à Direita também não avançaram até ao momento com nomes para as candidaturas. Contudo, a habitual coligação entre PSD e CDS-PP deverá alargar-se ao Iniciativa Liberal e ao PPM. Vitor Carvalho, a cumprir atualmente mandato como vereador pela coligação de Direita, deverá ser o nome escolhido para cabeça de lista por esta aliança alargada.
Anunciada formalmente encontra-se a candidatura do partido Ergue-te (ex-PNR). O candidato é Anselmo Oliveira, profissional de segurança e antigo candidato pelo Partido Nacional Renovador à Câmara de Santa Maria da Feira.