O grupo industrial português Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário Stadler assinaram hoje um acordo para o desenvolvimento de um projeto industrial conjunto para o fabrico de comboios em Ovar.
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"O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021", refere um comunicado conjunto da Salvador Caetano e da Stadler.
A este investimento vai juntar-se a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.
As duas empresas assumem interesses mútuos na mobilidade e dizem estar "unidos por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade".
As empresas consideram que a indústria ferroviária é um das que apresenta "melhor perspetiva a longo prazo" na mobilidade e que é fundamental para atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia.
"O acordo vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros setores industriais", detalham.
Já a Stadler vê, assim, uma forma de consolidar a sua presença em Portugal.
Em novembro de 2020, a CP e a Stadler assinaram um contrato para projetar e construir 22 comboios regionais de modelo FLIRT, incluindo 10 carruagens elétricas, 12 unidades bimodais, serviço de manutenção por um mínimo de quatro anos, assim como a prestação de serviços de formação.
Mais tarde, em maio de 2021, o Metropolitano de Lisboa adquiriu 14 metros de três carruagens à empresa suíça, numa encomenda que também incluía manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos do projeto, bem como o fornecimento de peças sobressalentes e de peças para a frota por mais dois anos.
Em novembro desse ano, assinou ainda um contrato com o operador ferroviário de carga Medway para a compra de 16 locomotivas elétricas e de dupla voltagem interoperáveis EURO6000.
"Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP", defendeu o presidente da Stadler, Peter Spuhler, que considerou que a parceria é "um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa".
Já o presidente executivo da Salvador Caetano, Miguel Ramos, considerou que o acordo é "uma oportunidade para o grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária" no país.