Dois indivíduos tentaram, na tarde desta quinta-feira, vender um alegado medicamento contra o coronavírus, por 35 euros, pelo menos a um idoso residente na freguesia de Santo António, no centro de Lisboa. O homem acabou por desconfiar dos indivíduos e contactar a Junta de Freguesia, que, entretanto, já emitiu um alerta sobre esta tentativa de burla.
Corpo do artigo
O caso foi confirmado ao JN pelo próprio presidente da Junta de Freguesia de Santo António. "Tocaram à porta do senhor, apresentaram-se como técnicos de saúde e levavam os panfletos da Direção-Geral da Saúde, provavelmente impressos a partir da Internet", descreve Vasco Morgado.
11918034
De acordo com o autarca, os dois indivíduos, vestidos de fato e gravata, e aparência cuidada, terão tentado convencer o idoso a comprar os alegados comprimidos por 35 euros, "que ajudavam muito a evitar o coronavírus". Perante alguma desconfiança do visado, os dois suspeitos disseram que estavam a trabalhar em conjunto com várias entidades de saúde e com a própria Junta de Freguesia. O homem terá respondido então que, nesse caso, iria ligar para a Junta a confirmar.
11898475
Na sequência desta posição do idoso, "os dois pediram desculpa por terem de se ausentar um bocadinho para ir buscar umas coisas ao carro. Saíram do prédio e desapareceram", explica Vasco Morgado, que se confessa "profundamente chocado" com a situação. "Nunca imaginamos que, perante o que estamos a viver, houvesse gente a tentar burlar terceiros", desabafa.
Na sequência deste caso, a Junta de Freguesia emitiu um aviso nas redes sociais, que espalhou também pelos cafés, esclarecendo que "nenhum profissional de saúde anda de porta em porta a dar informações ou conselhos sobre o coronavírus".