Homem está desaparecido no Rio Tejo, depois de ter tentado salvar o seu cão, que ficou preso numa zona pantanosa, em Vila Franca de Xira.
Corpo do artigo
A Polícia Marítima recebeu o alarme pelas 20:30h de quinta-feira, tendo-se deslocado ao local com um bote e iniciado as buscas, que foram interrompidas às 23:30h e retomadas esta manhã.
Fonte da Protecção Civil contou que o cão que caiu ao rio estava a seguir alguns patos e que o dono também terá ficado preso no lodo, segundo uma testemunha ocular.
No local estão várias embarcações dos bombeiros e da Polícia Marítima (PM) na tentativa de encontrarem o homem, assim como um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.
Homem não sabia nadar
O homem não sabia nadar e terá escorregado acidentalmente quando tentava resgatar a sua cadela, contou a esposa da vítima à Agência Lusa.
Maria Joaquina encontrava-se esta manhã junto ao cais a acompanhar as buscas do marido, que foram retomadas hoje às 06:00, e explicou que o homem "deve ter escorregado e perdeu o pé" quando desceu pela rampa em busca da cadela.
"O meu marido chamou-a e ela não vinha, deve ter começado a entrar em aflição. Ele foi descendo a rampa do cais e perdeu o pé de repente", relatou, acrescentando que o marido "tinha pavor de água e não sabia nadar".
O homem, de 41 anos, ainda terá tentado emergir duas ou três vezes, mas acabou por desaparecer arrastado pela corrente, enquanto a cadela regressava a terra.
Vários meios de salvamento concentraram-se naquela área esta manhã, mas as buscas foram infrutíferas até ao momento.
Uma lancha da Polícia Marítima, um salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), três botes dos bombeiros, uma equipa de seis mergulhadores e um helicóptero da Força Aérea, que regressou entretanto à base, esquadrinhavam várias zonas distintas, segundo o comandante Matos Nogueira, da capitania do Porto de Lisboa.
Segundo este responsável, é necessário realizar buscas em áreas diferentes porque o corpo pode ter sido arrastado pela corrente e aparecer a jusante ou ter ficado preso no lodo.