O Ministério da Cultura anunciou que ia recorrer aos tribunais para defender a camisola poveira. Pouco depois, Tory Burch retirou a "cópia" da sua loja online. O produto que esta quinta-feira à tarde passou a ser "Póvoa de Varzim - Inspired Sweater" desapareceu.
Corpo do artigo
13504045
Começou por ser "Baja inspired Sweater", descrita como uma "criação original" de Tory Burch, inspirada na baja mexicana.
Depois do alerta para as semelhanças com a camisola poveira, feito pela Junta de Freguesia da Póvoa, há três semanas, a marca, sem nunca responder, trocou-lhe o nome para "Sweater Tunic" e, na descrição, as referências ao México desapareceram, mas continuava a não haver nenhuma referência às camisolas poveiras.
Esta quinta-feira, com a polémica instalada, a estilista norteamericana pediu desculpas e mudou, de novo, o nome da camisola para "Póvoa de Varzim - inspired sweater", com direito a link para o site da autarquia.
Agora, a peça, que custava 695 euros, já não faz parte da coleção Primavera/Verão 2021 e desapareceu do site.
No Facebook, o seu pedido de desculpas tem mais de 2800 comentários, na sua maioria de portugueses indignados com a "cópia descarada" de um produto artesanal com mais de 150 anos, tradicionalmente usado pelos pescadores.
13504530