Dois bombeiros e uma enfermeira feridos após colisão com camião na A28 em Esposende
Dois bombeiros da corporação de Viana do Castelo e uma enfermeira do hospital daquela cidade ficaram feridos com gravidade após a ambulância de socorro em que seguiam ter colidido com a traseira de um camião, na tarde desta segunda-feira, em Antas, Esposende.
Corpo do artigo
O acidente aconteceu por volta das 14.20 horas, em circunstâncias por apurar, ao quilómetro 51,5 da A28, no sentido sul-norte, via que permanece cortada.
Segundo informações prestadas ao JN pelo comandante Jorge Alonso, dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que acorreu ao local, a ambulância envolvida no acidente estava de regresso ao quartel depois de realizar um transporte secundário entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) Viana do Castelo e o Hospital de Braga.
"As vítimas - dois bombeiros e uma enfermeira do serviço de urgência de Viana - foram estabilizadas no local e transportadas para o hospital de Viana do Castelo", afirmou o comandante, acrescentando que, após avaliação clínica, foram consideradas "feridos graves".
O acidente mobilizou um total de 39 operacionais e 14 viaturas de várias corporações de bombeiros (Esposende, Fão e Municipais de Viana), INEM - VMER de Barcelos e SIV de Vila do Conde, assim como uma equipa de psicólogos e a GNR.
A A28 esteve cortada, no sentido sul-norte, por mais de três horas, com as autoridades a pedirem a compreensão dos automobilistas, aconselhando a utilização de vias alternativas.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo já se pronunciou, lamentando profundamente o acidente e expressando solidariedade com os feridos. Lembraram que os profissionais foram "prontamente assistidos pelos meios de socorro da área de atuação correspondente". "Desejamos rápidas melhoras a todos os envolvidos e disponibilizamo-nos para prestar todo o apoio necessário", lê-se no comunicado.
As causas do acidente estão por apurar, cabendo agora a investigação à GNR.