Um golpe de mar poderá ter estado na origem de um naufrágio, esta quarta-feira, ao largo de Olhão, no Algarve. Três pescadores foram resgatados do mar e levados para o hospital em hipotermia.
Corpo do artigo
O "Ebenezer" voltou-se a cerca de duas milhas da costa quando a tripulação estava a largar covos para apanhar polvo. Foi um dos pescadores que pediu socorro, via 112, cerca das 14 horas.
"Dizia que estavam em cima do casco, sem coletes salva-vidas e em hipotermia. Apesar dos meios enviados para o local referenciado, houve algumas dificuldades em encontrá-los. Como estava em pânico, não conseguiu ser muito preciso na localização", explicou, ao JN, o comandante do Porto de Olhão, Nunes Ferreira. Os homens, de 26, 58 e 62 anos, foram encontrados perto da ilha do Farol e levados para o porto local, já assistidos pelo INEM, que estava num barco da Polícia Marítima.
Os agentes tentaram rebocar o "Ebenezer", parcialmente submerso, para a ria Formosa, mas acabou por ir ao fundo. "Está a 70 metros de profundidade. Não há perigo para a navegação", garantiu Nunes Ferreira. A remoção cabe agora ao armador. O mestre disse à polícia que foram surpreendidos por um golpe de mar.