Cinco sismos foram sentidos nos Açores, desde terça-feira à tarde, em pouco mais de seis horas.
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter foi sentido na madrugada desta quarta-feira, na ilha de São Miguel, Açores. É o quinto registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) desde a tarde de terça-feira.
Em comunicado, o CIVISA adianta que o sismo ocorreu às 5.30 horas locais (mais uma hora em Portugal continental) com magnitude 2,2 na escala de Richter e epicentro a cerca de cinco quilómetros a sul de S. Brás, na ilha de São Miguel. Foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo.
Outros quatro sismos já tinham ocorrido entre as 16.25 e as 22.38 horas de terça-feira.
O primeiro sismo foi sentido às 16.35 horas e teve magnitude de 2,7 na escala de Richter, com intensidade máxima IV em todas as freguesias do concelho de Vila Franca do Campo, e nas Furnas e Ribeira Quente. "O evento foi ainda sentido com intensidade III em Maia e Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", informou o CIVISA.
O segundo sismo, às 17.08 horas, teve o seu epicentro no mesmo local, mas foi de magnitude 2,2 na escala de Richter. Foi sentido com intensidade máxima II/III em São Pedro, no concelho de Vila Franca do Campo.
Às 19.33 horas locais, foi registado um terceiro sismo, de magnitude 2,8 na escala de Richter, também com epicentro em São Miguel, a seis quilómetros de Ribeira das Tainhas.
O último, às 22.38 horas de terça, teve uma magnitude de 2,2 na escala de Richter e o epicentro localizou-se a cerca de seis quilómetros a sul-sudoeste de S. Brás, ilha de S. Miguel.
"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo) e em Porto Formoso (concelho da Ribeira Grande)", de acordo com o CIVISA.