<p>Duas colisões, envolvendo veículos de transporte de idosos, marcaram a manhã de sexta-feira nas estradas dos distritos de Leiria e Santarém. As vítimas, 13 pessoas, das quais 11 são idosos, sofreram apenas ferimentos ligeiros.</p>
Corpo do artigo
Não foram reveladas por estarem ainda em investigação, as causas de ambos os acidentes ocorridos nos concelhos de Coruche (distrito de Santarém) e de Pombal (Leiria). Militares dos destacamentos de Trânsito da GNR dos dois concelhos estiveram no local e registaram as ocorrências.
Às 8.25 horas, foi dado o primeiro alerta para o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Santarém. Uma colisão entre dois veículos, na EN515 em Biscainho, Coruche, provocou sete feridos, seis dos quais idosos. A viatura - uma Ford Transit - do Centro de Dia de Biscainho transportava as vítimas, com idades superiores a 60 anos. Num automóvel ligeiro apenas seguia o condutor que, devido ao embate, também sofreu ferimentos ligeiros.
Todas as vítimas foram transportadas para o Hospital Distrital de Santarém "apenas por precaução em alguns casos e noutros por suspeitas de pequenos traumatismos", disse fonte dos bombeiros.
No auxílio às vítimas estiveram 17 voluntários, com oito veículos das corporações de Coruche, Salvaterra de Magos, Benavente e Samora Correia. No local esteve ainda o INEM e a GNR.
Mais de uma hora depois, na Guia, concelho de Pombal, uma outra colisão provocou seis feridos ligeiros, dos quais cinco são idosos. Viajavam numa carrinha de nove lugares do Centro Social e Paroquial Maria Stella, da Guia, cuja parte dianteira esquerda embateu com um veículo da escola de condução local.
O acidente, cujo alerta foi dado às 9. 40 horas para o CDOS de Leiria, ocorreu na Rua Dr. Mário Beja, a escassos metros do posto da GNR, uma via estreita de dois sentidos que passa no centro da povoação.
Os idosos, com idades compreendidas entre os 67 e 83 anos foram transportados para o Hospital da Figueira da Foz, mas o seu estado "não inspirava grandes cuidados", disse o comandante dos Bombeiros de Pombal.
"Pode haver casos de pequenos traumatismos, mas nada de grave" assegurou José Costa, frisando que a idade das pessoas obrigava a observação no hospital. No auxílio às vítimas estiveram oito bombeiros de Pombal e Leiria, com quatro ambulâncias.