Os testes em curso dos equipamentos instalados na obra de requalificação do túnel da Avenida da Liberdade, no centro de Braga, terminam dia 31, pelo que o equipamento, que se encontra fechado há mais de um ano, reabre em agosto ao trânsito.
Corpo do artigo
A vereadora com o pelouro das Obras Públicas, Olga Pereira, disse ao JN que os testes em curso envolvem a ligação da instalação à rede de média tensão e ensaios à instalação elétrica, testes ao sistema de deteção de incêndio, bem como formação sobre gerador de segurança e o sistema de videovigilância, entre outros.
Com a intervenção de 5,3 milhões de euros, a câmara pretendeu “modernizar o túnel, através da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem e substituição dos revestimentos das paredes e muros e das infraestruturas elétricas”.
Foram também substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem e os de segurança e deteção de incêndio, tal como a rede de iluminação pública.
O túnel, com 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) ao centro da cidade (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.
Inaugurado em 1997 – ao tempo da gestão do socialista Mesquita Machado - e prolongado em 2009, “nunca havia sofrido qualquer intervenção de fundo”.